sexta-feira, 23 de julho de 2010

II Coríntios 5,16-21 - Reconciliai-vos com Deus!


A Palavra nos revela:
"Aquele que não conheceu o pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornássemos justiça de Deus" (II Cor. 5,21)
Belíssimo texto este da Carta de Paulo aos Coríntios, nos conduz a um momento de reflexão à luz do Espírito Santo.
Nós cristãos de hoje que temos livre acesso à Sagrada Escritura. Que somos respeitados em nossa dignidade de batizados, e podemos livremente refletir sobre os preciosos ensinamentos da Palavra, nos deitamos sobre este texto e descobrimos sua riqueza.
O convite: reconciliai-vos com o nosso Pai Deus!
A mensagem: "Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura"
A ordem: "Portanto desempenhai o encargo de embaixadores em nome de Cristo"
O envio: "É Deus mesmo que exorta. Em nome de Cristo reconciliai-vos com Deus!"
E Paulo encerra este capítulo cinco, de maneira ímpar, nos certificando, nos confirmando, nos convocando e nos incomodando:
"Aquele que não conheceu o pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornássemos justiça de Deus"
Amados irmãos, "hoje é o tempo favorável, agora é o dia da Salvação", não podemos mais viver como crianças que não conhecem a Verdade, como cegos que não vêem o Caminho, como tolos que ignoram a essência da Vida.
Não estamos falando de nossa miséria, mas da Palavra do Senhor que nos escolheu, capacitou e, enviou a ser "embaixadores em nome de Cristo".
Será que ainda ignoramos qual seja a nossa missão? A qual embaixada servimos? Em que ministério estamos inseridos? A qual Rei e Senhor servimos?
O Hoje já vai declinando, eis que se aproximam as trevas da noite e o amanhã não tarda... O tempo se esvai... O nosso tempo e, nós quanto tempo ainda vamos gastar, sem tomar posse da Boa Nova: "Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!"
Tomara Deus que esta noite preciosa de vigília, que este texto inflamado pelo Espírito, possa tocar corações, a começar pelo nosso e, nos capacitar a compreender, sobre qual é a Esperança para a qual fomos chamados!
Quem sabe assim tenhamos a ousadia da fé, para nos revestir da Armadura de Deus e ofertar nosso viver à Obra para a qual o Senhor nos enviou e então dar o grande salto...
Mergulhando nas águas profundas do infinito amor de Deus que...
"... pôs em nossos lábios a mensagem da reconciliação"
E em Jesus nos reconciliássemos com Deus, amorizando nossos corações ao perdoar.
Mas, perdoar grande! Perdoar como o Senhor nos perdoou e perdoa sempre, em Cristo Jesus!
E assim perdoar sem medidas, sem medo, sem cobranças, sem expectativas, sem limites a tudo e a todos irmãos, começando em nós a santa obra da reconciliação!
E em Jesus nos tornarmos justiça de Deus, amém!
Unidos e fortes na oração!

sábado, 17 de julho de 2010

AS DEMORAS DO SENHOR SÃO FRUTUOSAS



O Salmo 3 versículo 5 reza assim:
"Apenas elevei a voz para o Senhor, Ele me responde de sua montanha santa"
E esta boa notícia do salmista nos enche de esperança, nos alegra crer na rapidez, com que Deus Pai se ocupa em nos livrar de nossas aflições.
Somos frágeis humanos, imediatistas e, não sabemos esperar...
Esperar vem da palavra Esperança - Dom Divino.
A Esperança procede do Pai das Luzes!
A virtude de ESPERAR é uma bênção, porque quem espera, certamente deve esperar em Deus e, só em Deus, jamais nos homens ou nas coisas.
Mas, como desconhecemos a grandeza da "espera", não gostamos de esperar, esta não é a nossa grande virtude humana.
Por isto mesmo, nós os filhos de Deus, quando passamos por um período vivendo de esperança, vivemos tristes, cansados, nos sentimos atados e oprimidos.
Na verdade o que experimentamos é estado letal chamado desesperança. Ou seja, perdemos a esperança. Este "des" antes da palavra, significa não.
Não temos mais a esperança de que Deus é maior do que nossas tribulações...
A tristeza nos aprisiona, enfraquece, emburrece e, nos impede a ousadia da fé,com a qual poderíamos mostrar ao inimigo a grandeza e o poder de nosso Deus!
Por outro lado a impaciência inimiga, inimiga número um, da nossa alegria de viver, nos convence de que, "não adianta", não iremos alcançar...
E o estado de alma, somado ao estado de ânimo, agravado por doloridos relacionamentos nos conduz ao caos.
Tudo nos leva a angustiantes e frustradas cobranças!
Quando na verdade, este tempo precioso de ESPERAR, deveria ser proveitoso e bem aproveitado para nosso frutificar no Espírito.
Quem sabe Deus, possamos ainda, viver para esperar como a mulher grávida que espera trazer ao mundo um filho bonito, saudável, inteligente e vencedor... um homem de Deus!
Quem sabe o Pai, que nos faz esperar, deseja ardentemente nos conceder a graça da sabedoria... Sabedoria que assim, tecida fio por fio, nas noite mal dormidas, nas vigílias, nas lágrimas silenciosas, no sorriso mantido, nos longos silêncios de espera e reflexão, na perseverança e na fé... nos faz esperar pela bênção da tão sonhada e necessária prosperidade?
Quem sabe o Espírito Santo, santificador das almas, se agrada tanto desses longos Invernos do viver humano que, tal como árvores frutíferas, nos capacitam a dar frutos em Seu Amor?
É neste tempo forte de noites escuras, dias de silêncio, horas de vigílias, que o Senhor Deus levanta Anjos Benditos para nos animar, fortalecer, guiar e incomodar.
Tal qual o amigo Padre Rafael - um homem em Deus - um homem de muitas dores, nos incomoda ao crer e por isto nos dizer:
"Saibam que as demoras de Deus são fecundas"

A princípio confunde... questiona... estaria o salmista errado?
Após uma noite de vigília... na Cia. dos Anjos Benditos... tendo como música uma chuvinha mansa e humilde... benéfica para primavera que está sendo preparada no seio da terra...
Mas, espere aí, então o Padre Rafael está certo e o salmista também!
"Apenas elevei a voz e o Senhor me respondeu" ...
Sim os frutos de nosso viver é Cristo, e do nosso morrer é lucro.
Quando amanhecer o tempo de Deus - a Primavera - Um dia de muito sol e frutos...
Então na alegria da colheita, ninguém (nem eu) vai se lembrar de que os que semeiam e cultivam o solo, estavam em lágrimas, porque ainda não sabiam a grandeza de Esperar em Deus!
Unidos e fortes em oração!