
Amados irmãos
Ao dar início a esta novena, ou seja, aos nove dias de oração, vigília e Ação de Graças. Nós da Comunidade de São Sebastião, temos uma Boa Notícia – uma Boa Nova – Nós temos TESOUROS!!!
Verdade meus irmãos, tomemos posse desta verdade, desde já. Em nome do Senhor Jesus, nós proclamamos e autorizamos: – Todos temos tesouros! Repita: eu tenho um tesouro.
Isto mesmo, você meu irmão, minha irmã que anda triste, deprimido, desgostoso, desanimado, cansado e muitas vezes se acha um nada... Sim “acha” porque achamos tantas coisas... Nós que nascemos para crer, viver e amar, muitas vezes por causa das tribulações, acabamos por viver “achando” tantas coisas que nos faz sentir um pobrezinho, cheio de auto-piedade e ressentimentos.
Mas, desde os primórdios da humanidade o Senhor Deus sabe de Tudo e até para esses momentos de rejeição Ele têm uma Palavra, ou melhor, uma Promessa:
“Pois Eu sou o Senhor Teu Deus, Eu te seguro pela mão e te digo: Nada temas, eu venho em teu auxílio. Portanto, nada de medo, Jacó, pobre vermezinho. Israel, pobre inseto”. (Isaías 41, 13-14)
Então queridos irmãos não estamos sós, nem mesmo quando nos achamos um pobre vermezinho... Alegre-se! É para você mesmo que estamos anunciando a Boa Nova, você que veio, buscar nesta novena uma Graça, um sentido novo para tua vida, por favor, ouça:
– Você é convidado de São Sebastião a VIVER SEUS TESOUROS...
HOJE VAMOS MEDITAR NO TESOURO DA FÉ... DA SUA FÉ.
Isto por que: - VOCÊ POSSUI UM TESOURO... Repita: Eu possuo um tesouro!
E o que é tesouro? Lugar onde se guardam objetos de grande valor; fonte inesgotável de bens, graças e virtudes; pessoa muito amada; coisas de valor. Gostaria que nesta noite de bênçãos, nós ficássemos com este significado:
- fonte inesgotável de bens, graças e virtudes.
Esta afirmativa quer dizer que, dentro de cada um de nós, existe, porque foi Deus quem nos deu gratuitamente, foi o Pai quem colocou, aqui dentro de cada um de nós, um TESOURO INESGOTÁVEL DE BENS, GRAÇAS E VIRTUDES – O ESPÍRITO SANTO – SOMOS TEMPLOS DO ESPÍRITO SANTO.
E São Paulo vem em socorro de nossa descrença:
“Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus é sagrado – e isto sois vós” (I Cor. 3, 16-17).
Então, será que aqui ainda existe alguém que está triste, cheio de auto-piedade e com pena de sua pobreza??? Há pobre vermezinho!!!! Se ainda há alguém em dúvida, só temos um PODER que convence: O Espírito Santo de Deus. Vamos clamar? – Em nome do Senhor Jesus, vem Espírito Santo em socorro de nossa miséria e nos inspire e nos convença a todos, para que possamos sair daqui, nesta noite muito melhor que chegamos!
– Vem Espírito Santo e ensina-nos a meditar sobre o Tesouro da Fé.
Ultimamente tenho gastado um tempo, estudando sobre a fé e, em meio a tantos ensinamentos e orientações, estou convencida de que: FÉ É: - CONFIANÇA EM DEUS.
Pois quem confia AMA, quem confia CRÊ, quem confia ESPERA e, quem espera e,... ESPERA EM DEUS e, por isto mesmo não se des+ESPERA... PORQUE SABE QUE É FIEL E PODEROSO O DEUS EM QUEM DEPOSITOU TODA SUA CONFIANÇA. AMÉM?
Certo? Um exemplo: Quem confia, confia em alguém certo? Se eu comprar uma passagem para BH, entro no ônibus e adormeço - confiante de que vou acordar em BH. Isto significa que eu confiei no motorista ao ponto de adormecer. Agora, se deposito TODA minha confiança em Deus, meu Pai e Senhor, eu tenho que confiar que Ele “é meu Pastor e nada me faltará... ainda que tenha que atravessar o vale escuro da sombra e da morte, não temerei” (Sl. 22). – Pois o "Senhor é meu Pastor e nada me faltará".
Isto quem afirma é Davi, o salmista – que continua: “A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me por TODOS os dias de minha vida” (Sl. 22,6). Creio que Davi experimentou de maneira maravilhosa ser conduzido pelas mãos poderosas de Deus – o Bom Pastor – afinal ele venceu o Gigante Golias. E em algum dia de sua vida Ele desejou tecer uma Imagem de Deus, então se lembrou do tempo de jovem, quando era um humilde pastor de ovelhas – não conhecemos bem sobre ovelhas –, o que sabemos é que elas são tolas, gordas, lentas. Creio que não existam ovelhas amestradas, como baleias, cães – elas não servem para muitas coisas, não são muito inteligentes, pelo contrário são totalmente dependentes, não tomam banho sozinho, não sabem caçar – precisam de muitos cuidados – e Davi se lembrou que para ser um pastor de ovelhas é necessário viver no meio delas, dar a vida por elas.
Assim Davi quis fazer uma imagem de Deus como Pastor, um Bom Pastor que para cuidar de Seu rebanho, que necessitar da ajuda de dois cães: Bondade e Misericórdia... e ainda tem gente que não confia! Esta certeza é a fé que seria muito bom se tivéssemos em nosso Bom Pastor!
- Bom, mas o que é FÉ segundo a Palavra de Deus?
“A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê” (Hb. 11,1).
Então a fé pode ser comparada a Viga Mestre desta construção Igreja, caso ela venha a ceder, todo o telhado cairá por terra. Assim como toda construção, se mal feita, mal alicerçada, se não usamos o material necessário, se a receita não for bem cumprida, se a matéria prima, não for de boa qualidade... Certamente virá por terra, mais cedo ou mais tarde.
Diante deste esclarecimento sobre fundamento da esperança, podemos afirmar sem medo de errar que: A Fé é a Viga Mestre de nossa vida espiritual. Ela é o TESOURO que o Senhor plantou dentro de nós, quando ainda éramos somente uma esperança de vida dentro do ventre de nossas mães e, como temos utilizado este tesouro? Bem guardado? Algo partilhado só entre nós e Deus?
Mas e a VIDA??? SIM amados irmãos em Cristo Senhor, a fé é uma Virtude, um Presente, um Dom de Deus em nós. A Presença Real do Senhor – o Espírito Santo está em nós. É Ele este TESOURO que é fonte de graças e que nos sustenta e mantém VIVOS enquanto caminhamos para o Céu.
Quem pode afirmar estas palavras tão humanas? A Palavra de Deus:
“O justo viverá pela fé” (Romanos 1, 17)
*** A fé é para ser vivida, partilhada, gastada!!!!
“Por isto estamos sempre cheios de confiança”...
“Andamos na fé e não na visão” (II Cor. 5, 6-7).
*** Não sejamos vaidosos, somos ovelhas e se caminhamos é pela fé. Amém!!!
Espero em Deus que nesta novena, possamos nos voltar para o autor e consumador de nossa fé, Aquele que nos criou, formou, escolheu e reservou para: VIVER O TESOURO DA NOSSA FÉ NA VIDA COMUNIDADE.
Não podemos nos esquecer do Convite desta santa noite que será coroada pela Santa Eucaristia – maior Prova de Amor de nosso Bom Pastor. Então, para guardar, como diria nosso saudoso Padre Ernesto:
1 – VIVER – Amados irmãos a VIDA é um Dom de Deus e quem é cristão, é outro Cristo então cultivemos a VIDA EM PLENITUDE. Uma vida em Deus!
2 – TESOURO – Você não está aqui por acaso. O desafio desta noite é para abrirmos nossos tesouros e o colocarmos à disposição, à serviço. Antes que este tesouro estrague por falta de uso, trancado dentro de nós.
3 – FÉ – é crer, esperar e confiar em Deus, mesmo quando, humanamente - não existam mais razões para crer.
ONDE? Onde vamos VIVER O TESOURO DA FÉ??? Na COMUNIDADE. Sim, mas onde é esta Comunidade?
1º. Família, a nossa família de sangue, – nossos tesouros – pois é muito fácil ser santo na rua, “de que adianta salvar o mundo inteiro, se viermos a perder nossa família?”
2º. Igreja, sendo testemunhas vivas do Amor à Deus sobre TODAS as nossa tribulações. “Por tudo demos graças à Deus!”
3º. Sociedade, ou seja, no mundo. Quer seja em nosso ambiente de trabalho ou entre nossos amigos, devemos nos empenhar por ser uma Bíblia aberta, pois como bem já afirmou madre Tereza, “Muitas vezes somos a única Bíblia a ser lida, sejamos, portanto uma Bíblia aberta”.
Sobretudo, lembrando de nosso saudoso Papa João Paulo II, A Igreja Católica, não precisa de católicos, a Igreja necessita de testemunhas”.
Para encerrar, nada melhor e mais eficaz do que o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus:
“O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau tira coisas más, do seu mau tesouro, porque a boa fala daquilo que o coração está cheio” (Lc. 6,45)
Concluindo:
Alerta: há tesouro bom e tesouro mau... estragado, mofado, azedo por falta de uso, não sei, mas se o Senhor Jesus falou que tem: TEM. Será que paramos para refletir e avaliar como estamos gastando o tesouro de nossa fé na VIDA da Comunidade em que o Senhor nos colocou?
Deseja saber? Eu também!
Então nada mais eficaz do que clamar: - Vinde Espírito Santo e conceda-nos a Sabedoria para ouvirmos o que andamos falando, e assim avaliarmos se nossa falar está sendo palavra de VIDA!
Vêm Espírito Santo e dá-nos o Discernimento, para que, tenhamos a humildade de avaliar se estamos construindo, ou destruindo a VIDA!
Vem Espírito Santo e capacita-nos a espalhar o “bom perfume de Cristo” ao invés do odor desagradável do desamor, onde não há VIDA!
Vem Espírito de Deus a partir desta noite e, conceda-nos a Graça de gastarmos TODOS os nossos tesouros amando sem limites, sem cobranças, sem medo, pois somente assim estaremos capacitados ao SIM que São Sebastião, espera de nós: - VIVER O TESOURO DA FÉ NA VIDA DA COMUNIDADE, AMÉM!!!
Unidos e firmes na oração!
Ternamente, maria
