15 de Dezembro
A vida de Santa Cristiana é um grande testemunho de que nada é coincidência, mas tudo é providência.
Cristiana, cujo nome primitivo era Nuné, por ocasião da invasão de povos bárbaros no Império Romano, caiu nas mãos dos inimigos e por eles foi vendida como escrava.Era uma escrava que vivia na Grécia, nos princípios do século IV. Teria sido levada cativa para essa terra por guerreiros vitoriosos? Ou teria lá procurado voluntariamente asilo, fugindo à perseguição que se desencadeara na sua pátria? Ninguém sabia donde ela tinha vindo; só a conheciam pelo nome de Cristiana ou Nina (cristã). Era humilde e caritativa e fazia-se estimar.
Quando alguma criança caía doente nessas regiões, a mãe levava-a de porta em porta, a fim de consultar as vizinhas sobre os melhores remédios a aplicar. Um dia, foi ter com Nina uma pobre mulher, levando nos braços um menino moribundo. Ao vê-lo, Nina disse:"Eu não posso fazer nada, mas Deus Todo-Poderoso pode restituir-lhe a saúde, se for essa a sua vontade". Deitou o moribundo no seu próprio catre, cobriu-o com o seu cilício, orou a Deus em nome de Cristo e, a seguir, restituiu à mãe o filho curado.
Embora estando num meio pagão, ela se abriu corajosamente a vontade de Deus e, com humildade, oração e caridade passou a chamar a atenção de todos para o cristianismo, transformando de tal maneira suas vida que, de Nuné, ficou conhecida por Cristiana (cristã em latim).
O testemunho dessa santa se espalhou de maneira surpreendente, quando rezou para uma criança que, através de sua intercessão alcançou um milagre.
Em todas as oportunidades, Cristiana anunciava a Salvação para todos, principalmente quando milagrosamente o Senhor curou, através de sua oração, a Rainha da Geórgia. Esse milagre fez abrir o coração também do Rei ao cristianismo, sendo assim, pediu missionários para instruir o povo na fé cristã.
Santa Cristiana, que passou na história como a mãe da Igreja na Geórgia, serviu nas mãos de Deus como aquela que preparou o caminho para Jesus, que veio para o povo. Da mesma forma o Senhor nos quer, principalmente neste Advento, conduzindo a todos, com o nosso testemunho, para Jesus que vem pela segunda vez.
Santa Cristiana, rogai por nós
Amados irmãos, estamos aqui celebrando o dia de Santa Cristiana, porque Graças à Deus temos em nosso Grupo de Oração uma boa e santa mulher com este nome. Trata-se de uma santa de carne e osso, lágrimas silenciosas e sorrisos fáceis e amigos. Olhar forte e protetor e, mãos que acolhem e são capazes de nos curar, com seu abraço amigo e honesto... transparente!
Esta boa mulher/menina/filha da Tânia + Luiz, esposa do Frederico, mãe da Maria Luiza, da Júlia e da Mariana é a nossa grande mestra na humilde arte de amar e se deixar amar.
Cristiana por sua vida: Deus seja louvado!
Filha querida te amamos!
Amada irmã suplicamos que, Nosso Senhor e Deus te guarde por todos os teus caminhos!
Deus Pai abençoe e cuide de seu lar e seu coração.
Unidos e fortes na Oração, louvemos ao Senhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário